Índice
Rijksmuseum
O Rijksmuseum em Amesterdão (Museu Nacional de História e Arte) é o museu mais famoso da cultura holandesa, onde se encontram reflectidos cerca de 800 anos de arte e de história do país.
Aqui existem 8000 pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, peças de prata e porcelana, mobiliário e outros objetos de grandes artistas como Rembrandt, Jan Sten ou Johannes Vermeer espalhados por 80 galerias e quatro pisos. O exterior do museu também merece ser visitado, com um belo jardim para explorar.
Um período muito importante na história de Amesterdão, e também do país, foi a Golden Age e por isso 30 das 80 galerias existentes no museu dedicam-se em exclusivo a essa época. Uma dessas galerias é conhecida como sendo De Honra. Não se pode visitar Amesterdão sem vir aqui.
É aqui que está o ex-libris de toda a colecção do museu, é a obra conhecida por De Nachtwacht, The Night Watch, criado por Rembrandt. Esta pintura a óleo é imponente, com 3,63 metros de altura e 4,37 metros de largura.
Nela vemos retratado um grupo de oficiais e homens da Companhia do Capitão Frans Banning Cocq e do Tenente Wilhelm van Ruytenburgh.
Na realidade o quadro originalmente tinha o nome de “Officers and Men of the Company of Captain Frans Banning Cocq and Lieutenant Wilhelm van Ruytenburgh”, mas como escureceu devido às camadas de sujidade e verniz passou a ser conhecido como a Ronda da Noite.
Rijksmuseum Amesterdão
Horário de funcionamento: das 9h às 18h.
- Endereço: Museumstraat 1, 1071 XX Amsterdam
- Bilhetes: 0 – 20 €
- Director: Taco Dibbits
- Telefone: +31 20 674 7000
- Arquitecto: Petrus Josephus Hubertus Cuypers
Como chegar ao Rijksmuseum
De autocarro: 145-170-172-358-354 paragem Hobbemastraat ou Ruysdaelkade / Stadhouderskade.
De eléctrico: 2-5 até Hobbemastraat ou 12 até Concertgebouw
Nome em inglês: National Museum for Art and History.