Índice
O Centrum é a zona histórica de Amesterdão, onde se encontra o centro de toda a actividade da cidade.
O centro medieval é a área mais visitada de Amesterdão. É conhecida pela sua arquitectura tradicional, pelos seus canais, lojas e inúmeros cafés.
Vamos descobrir todos os bairros do centro de Amesterdão: De Wallen, Nieuwmarkt, Jordaan, Grachtengordel, Praça Dam, Praça Spui, Bairro Judeu, Bairro Plantage, Leidseplein, Rembrandtplein, Spiegelkwartier e a IJ Waterfront.
Visitar Centrum Amsterdam
O que visitar em Centrum:
- Explore o centro histórico de Amesterdão à volta da Praça Dam, Spui e Nieuwmarkt e claro o famoso Red Light District.
- Visite os locais de interesse na Praça Dam: Palácio Real, Nieuwe Kerk, o Museu Madame Tussauds.
- Área do Canal Belt, os famosos canais de Amsterdão, local UNESCO Património Mundial.
- Não perca os bairros Jordaan, Jodenbuurt, De Plantage, Leidsepein, Rembrandtplein e IJ Waterfront.
O que fazer em Centrum:
- Descubra a história da centro histórico.
- Desfrute da nightlife no Stadsschouwburg, ou no Club Paradiso, ou também no Melkweg Amsterdam.
- Alugue uma bicicleta e explore as centenas de ruas ao longo dos maravilhosos canais
- Visite o Red Light District à noite.
Bairro De Wallen
- A zona mais antiga de Amesterdão, chamada De Wallen para os locais e de Red Light District para os turistas, é a mais conhecida de toda a cidade.
- Mesmo quem nunca tenha ido lá já ouviu falar que no Red Light District vai encontrar sex shops, coffee shops onde se pode fumar marijuana e várias janelas com prostitutas e uma luz vermelha, que indica que estão disponíveis.
- As prostitutas em Amesterdão foram legalizadas e toleradas ao longo dos últimos anos pelos Países Baixos, numa tentativa de eliminar qualquer prática não segura e/ou forçada.
- Assim sendo, são dadas condições para que o possam fazer em segurança, como por exemplo o controlo por vídeo vigilância durante 24 horas.
- É também por esta forma que é possível assegurar um ambiente seguro para todos, para os moradores na zona, os visitantes e as prostitutas e também que não são tiradas fotografias às mulheres que estão nas janelas. É totalmente proibido.
- No Red Light District além de inúmeros locais ligados ao sexo em Amesterdão há também algumas lojas bastante interessantes de vestuário, designers e de vários outros artistas.
Nesta zona encontram-se também entre vários outros pontos de interesse: O primeiro e mais antigo museu do sexo – Venustempel Sex Museum; Um museu erótico – Erotic Museum; Um Museu dedicado à prostituição – Museum of Prostitution.
O que visitar em De Wallen
Red Light District
Igreja de São Nicolau
Museu Ons’ Lieve Heer op Solder
Igreja De Oude Kerk
Excursões ao Red Light District
Bairro Nieuwmarkt
- Mesmo junto ao Red Light District encontra-se Nieuwmarkt, palavra que tem o significado de novo mercado.
- Esta praça encontra-se inserida na Chinatown de Amesterdão, que se desenvolveu muito perto do velho porto, uma vez que os primeiros chineses que aqui chegaram tratavam das brasas que eram utilizadas como combustível para os navios.
- Ao longo do tempo, com a evolução/mudança do sistema de combustível dos navios, deixou de ser necessária mão de obra para carregar e atiçar brasas, pelo que a população chinesa que se encontrava em Amesterdão, teve que passar a dedicar-se a outro negócio, como o comércio e a restauração.
- Por esta razão, em Nieuwmarkt e na sua área envolvente, encontramos vários cafés, bares, restaurantes e lojas bastante interessantes, sendo algumas delas chinesas, e também de outros locais do oriente.
- Em plena praça, todos os dias é realizado um mercado onde os agricultores vendem os seus produtos, vale a pena a visita e claro, a compra dos produtos.
- Aos sábados encontram-se mais produtos orgânicos, deve-se marcar na agenda e englobar numa viagem a Amesterdão.
O que visitar em Nieuwmarkt
Centro de Arquitectura de Amesterdão
Bairro Jordaan
- A área designada de Jordaan é a mais conhecida do momento em toda a cidade de Amesterdão e talvez mesmo de todos os Países Baixos.
- Localiza-se a oeste da estação central de Amesterdão, possuindo uma boa rede de transportes que a torna bastante acessível a uma visita.
- É interessante perceber a transformação do bairro, uma vez que actualmente está muito na moda, mas começou por ser um bairro muito pobre.
- Jordaan foi construído no século XVII para albergar imigrantes e a classe trabalhadora de carpinteiros e pedreiros que tinham de dar resposta às necessidades dos imigrantes europeus ricos que se queriam instalar em Amesterdão.
- Em pleno século XIX o bairro esteve quase para ser demolido, dadas as suas más condições.
- O número de habitantes aumentou imenso e as infraestruturas não acompanharam essa evolução.
- Não existia água potável e a água que passava nos canais estava totalmente imunda.
- Apesar deste cenário foi decidido conservar o bairro, renovar as casas e limpar os canais.
- Jordaan é hoje uma interessante mistura de moradores e lojas mais velhas/tradicionais e uma população mais jovem com comércio moderno e sofisticado. É imperdível percorrer a Westerstraat e todas as ruas estreitas, observando os belos edifícios antigos e muito bem conservados onde já viveram artistas como o famoso Rembrandt, no seu período financeiro menos favorável. Há por aqui uma atmosfera um pouco diferente do resto da cidade, talvez pelos cafés, galerias de arte e restaurantes modernos. Apetece viver aqui.
O que visitar em Jordaan
Café Chris
Mercados de Jordaan
Igreja Westerkerk
Casa de Anne Frank
Bairro Grachtengordel
- A rede de canais de Amesterdão designada pelos locais por Grachtengordel, é uma obra prima de engenharia, arquitectura e de planeamento urbano do fim do século XVI, princípio do século XVII.
- Foi reconhecido em 2010 como Património da Humanidade pela UNESCO.
- Este sistema de canais, único no mundo, é composto por arcos concêntricos e cursos de água dispostos em raios à volta da cidade antiga.
- Muitos dos edifícios e estruturas que se encontram nas margens destes canais estão protegidos, o que implica um trabalho de conservação contínuo por parte das entidades oficiais da cidade de Amesterdão.
- Esta área urbana foi a maior e a mais homogénea da época em que foi planeada, pelo que serviu de referência a todo o mundo até ao recente século XIX.
- Quando visitar Amesterdão é obrigatório passar por aqui, uma vez que além de todo o significado que tem no que diz respeito ao seu planeamento e concretização, é também aqui que se encontram aqueles “postais” típicos da capital dos Países Baixos.
- Encontramos aqui elegantes mansões e longos canais de água ladeados por uma fila de árvores.
- Para saber mais sobre a rede de canais de Amesterdão e o desenvolvimento da cidade recomendo uma visita ao Het Grachtenhuis (Museum of the Canals).
O que visitar em Grachtengordel
Mercado de Flores Bloemenmarkt
Bairro De Negen Straatjes
Praça Dam
- A Dam Square é a praça principal de Amesterdão, o coração turístico e comercial da cidade e uma das praças mais famosas da Holanda.
- Em plena praça está um monumento nacional que foi construído em memória de todos aqueles que morreram no decorrer da II Guerra Mundial.
- A praça Dam foi construída no século XIII entre dois diques para prevenir a ocorrência de cheias.
- Há várias centenas de anos que é um local onde os habitantes rumam.
- Já aqui se situou um mercado, é foi palco de várias manifestações que decidiram o rumo da história da cidade.
- Actualmente é o local onde todos passam e se encontram.
- A Dam é o coração da cidade de Amesterdão. Daqui parte a Kalverstraat, a rua mais popular para fazer compras de toda a cidade.
- A Praça Dam está localizada a 800 metros da Estação Central de Amesterdão.
- Pode visitar a Nova Igreja (De Nieuwe Kerk), o Palácio Real (Koninklijk Paleis), e ainda o museu Madame Tussaud exibindo celebridades feitas em cera. Não se esqueça de ir ao shopping Magna Plaza, localizado logo atrás do Palácio Real.
O que visitar na Praça Dam
Museu de Cera Madame Tussauds
Museu de Amesterdão
De Nieuwe Kerk
Palácio Real
Praça Spui
- Spui é uma agradável praça com árvores a meia dúzia de minutos da praça Dam, ambos os locais no coração da parte mais antiga de Amesterdão.
- É o local perfeito para todos os amantes de livros, dada a existência de várias boas livrarias e do mercado semanal com todo o tipo de livros.
- Todas as sextas-feiras é o local perfeito para deambular.
- Uma das livrarias que se encontra nesta praça é a Athenaeum Booksellers, uma das maiores livrarias independentes da cidade.
- Além de livros de diferentes campos académicos tem também uma ampla gama de jornais e revistas.
- Quem quiser ler mais sobre Amesterdão, este é o local a visitar.
O que visitar na Praça Spui
Bairro Judeu
- O bairro judeu de Amesterdão, Jodenbuurt, com menos de um quilómetro quadrado, começou por volta do ano 1600 quando judeus de toda a Europa chegaram à cidade.
- O seu objectivo era viver num local que fosse seguro e onde pudessem praticar a sua religião em liberdade.
- A grande maioria dos judeus foi morta no decorrer da II Guerra Mundial, mas esta área continua totalmente marcada pela sua presença, com vários edifícios e memoriais.
- Este bairro é imperdível para conhecer a cultura, história e tradições judaicas.
- O famoso pintor Rembrandt viveu neste bairro alguns anos, assim como alguns outros artistas. A sua casa é agora um museu.
O que visitar no Bairro Judeu
Sinagoga Portuguesa
Mercado Waterlooplein Flea
Museu Nacional do Holocausto
Hollandsche Schouwburg
Museu Histórico Judaico
Bairro Plantage
- A leste do canal, Plantage é uma área verde com o jardim botânico e o Jardim Zoológico Artis.
- O Plantage é conhecido por ser o jardim cultural de Amesterdão a 30 minutos a pé da Estação Central da cidade.
- Em Plantage pode visitar moinho de vento De Gooyer.
- É uma área residencial tranquila onde os habitantes estão rodeados de natureza e vegetação luxuriante.
- O Museu Hermitage (um anexo do Hermitage de São Petersburgo) fica neste bairro
- O grande Jardim Botânico de Amesterdão é um lugar imperdível na cidade.
O que visitar em Plantage
Ópera e Ballet Nacional Holandês
Museu ARTIS Micropia
Jardim Botânico de Amesterdão
Museu Hermitage
Bairro Rembrandtplein
- O bairro Rembrandtplein é muito popular pela sua actividade nocturna.
- Aqui encontram-se centenas de restaurantes, cafés, bares, cinemas, teatros, pelo que é o local perfeito para beber um café ou um copo com amigos.
O que visitar em Rembrandtplein
Estátua de Rembrandt
Pathe Tuschinski Cinema
Praça Leidseplein
- Leidseplein é uma praça movimentada no extremo sul do anel central do canal de Amesterdão, quase de frente para o popular Vondelpark.
- Leidseplein traduz-se para português como a Praça Leiden.
- Esta praça fica situada no final de Leidsestraat que, durante grande parte da sua história, era a estrada principal para a cidade de Leiden.
- Leidseplein serve como um centro de transporte na cidade, com várias linhas de eléctricos a atravessar este local, bem como um centro de diversão nocturna e compras.
- Aqui encontram-se centenas de restaurantes, cafés, bares, cinemas, teatros, pelo que é o local perfeito para beber um café ou um copo com amigos.
O que visitar em Leidseplein
Stadsschouwburg Amsterdam
Spiegelkwartier
- O bairro Spiegelkwartier, que significa “mirror quarter”, é um local perfeito de Amesterdão para amantes e/ou coleccionadores de arte, antiguidades e curiosidades nos últimos 80 anos.
- Aqui encontram-se cerca de 70 especialistas em arte que vendem peças extraordinárias.
- Há locais onde se vendem peças bastante antigas, pertencentes à antiga Grécia ou Roma e há outros onde é possível encontrar algo super moderno assinado por Warhol ou Chagall.
IJ Waterfront
- O IJ é um bonito e antigo rio de Amesterdão, que separa a área norte da cidade da zona central.
- Era aqui que chegavam centenas de navios de carga, na época da Golden Age.
- Agora chegam aqui navios de cruzeiro, ficando o novo porto a leste da cidade.
- É uma zona não muito conhecida da cidade, uma vez que se localiza na parte de trás da Central Station e todos quando lá chegam rumam ao centro, que fica em frente.
- A zona ribeirinha, junto ao rio, é chamada de IJ Waterfront.
- Aqui encontravam-se armazéns e indústrias e actualmente estão apartamentos e escritórios com linhas modernas e também empresas relacionadas com a cultura.