Índice
A cidade de Haia não fica longe de Amesterdão, mas é grande, não sendo fácil vê-la em apenas um dia. É a sede do governo, do parlamento e da família real dos Países Baixos e onde se encontra a grande maioria das embaixadas.
O sítio mais fotografado de Haia é o Peace Palace, o Palácio da Paz. Foi construído muito recentemente e é aqui que se encontra o The International Court of Justice e o Permanent Court of Arbitration. Este World Court foi criado no seguimento da II Guerra Mundial e é o principal órgão judicial das Nações Unidas.
A cerca de dois quilómetros deste Palácio está o Mauritshuis Museum, onde se encontram verdadeiros tesouros nacionais da época da Golden Age. A colecção tem um total de 800 pinturas, 50 miniaturas, 20 esculturas e vários desenhos e estampas. Destaca-se o Girl with a Pearl Earring de Johannes Vermeer. O edifício do museu é um dos mais belos exemplos da arquitectura classicista holandesa.
Praticamente ao lado do Mauritshuis Museum, localiza-se o Inner Court, Binnenhof. Este é o coração político dos Países Baixos. Todas as decisões mais importantes para a história do país foram (desde 1446) e continuam a ser discutidas aqui.
Quando visitar Haia não pode perder o Panorama Mesdag. É um museu com quadros do pintor Hendrik Willem Mesdag, dos quais se destaca um que tem 14 metros de altura e 120 metros de circunferência. Esta obra retrata a praia mais famosa do país e está exposta numa sala a 360º. Tem-se mesmo a impressão de que estamos na praia de Scheveningen, tal como era no século XIX. Vê-se o mar, as dunas e a vila de pescadores.
Onde fica Haia
Excursões em Haia
Alojamento em Haia
Booking.com