Índice
Amesterdão é uma cidade onde tudo fica a um curta distância e onde a maioria dos principais lugares de interesse ficam no centro ou perto dele. Para atracções de Amesterdão mais distantes, os transportes públicos são uma óptima opção.
A capital dos Países Baixos abriga nada mais nada menos que 7.000 monumentos históricos, o que lhe confere uma das densidades mais altas da Europa a nível de património. A cidade de Amesterdão é um museu maravilhoso, onde pode criar um roteiro com base nos seus interesses.
Tente preparar as suas férias em Amesterdão com antecedência, a fim de aproveitar os preços vantajosos de hotéis, transportes e espectáculos, pois os preços podem aumentar rapidamente durante a época alta.
Transportes em Amesterdão
Transportes públicos
- No interior de Amesterdão a melhor forma de se deslocar é de transportes públicos.
- A rede coberta por comboio, tram, metro, autocarro e ferry é extensa, pelo que é possível quase chegar a qualquer lado da cidade.
- É necessário comprar o OV chip card, válido para uma hora ou para um dia.
- Atenção que se for comprando nos tram ou nos autocarros, tem de ser sempre utilizado cartão, não dinheiro.
- De acordo com o tempo que tiver disponível em Amesterdão, assim como o que pretender fazer/visitar pode optar pelos vários passes disponíveis.
- Existe o I amsterdam city card, GVB, Amsterdam & Region Travel Ticket, Amsterdam Travel Ticket e o Old Holland Tour.
Bicicleta
- Uma outra forma de explorar a cidade, além dos transporte públicos, é alugar uma bicicleta.
- A rede de percursos é muito boa, com centenas de quilómetros de ciclovias, e há imensos locais para alugar, é só escolher.
- Ao todo há mais de 800.000 bicicletas em Amesterdão.
Barco
- Amesterdão é uma cidade de canais, pelo que é possível a qualquer pessoa movimentar-se de barco.
- Quer seja de barco próprio, quer seja alugado. Há também a possibilidade de utilização de ferries, disponibilizados por alguns operadores.
Hop-on Hop-off
- Uma forma popular de percorrer Amesterdão é através do autocarro ou barco hop on- hop off, que funciona da mesma forma que em várias outras cidades do mundo.
- Durante um dia ou dois, é possível entrar e sair do autocarro ou barco as vezes que cada passageiro quiser. Desde que seja nas paragens definidas, claro.